Freguesia de Aborim




Está aqui: Notícias
Imprimir esta página - Gerar PDF
Sábado (18/09/2010)

ART & TUR

Festival Internacional de Filmes de Turismo - ART & TUR



"Barcelos é a Hollywood do Turismo"

O Festival ART&TUR terá lugar em Barcelos, de 23 a 26 de Setembro, e as inscrições estão abertas ao público através do site do Festival: www.tourfilm-festival.com. O evento vai dedicar especial atenção ao Ano Internacional da Biodiversidade e ao Centenário da República em Portugal.

No Ano Internacional da Biodiversidade, o programa do festival aposta na sensibilização do público para esta importante temática, dando especial ênfase à protecção de áreas sensível do planeta, como o Parque Nacional da Gorongosa (Moçambique) e a Amazónia. Sendo o filme Africa’s Lost Eden, sobre o Parque Nacional da Gorongosa, um dos principais candidatos ao Grande Prémio do Festival, nada melhor do que a presença confirmada de Greg Carr, o mecenas multimilionário norte-americano que tomou a ser cargo a recuperação de um parque criado pelos portugueses em 1960, mas que foi devastado pela guerra civil. Greg Carr vem ao ART&TUR acompanhado por Vasco Galante, Director de Comunicação do Parque da Gorongosa, pelo Embaixador de Moçambique e pelo director da National Geographic, entidade que produziu o filme, e que muito tem feito em prol do conhecimento e da preservação das espécies.

Também relacionado com o Ano Internacional da Biodiversidade, será a participação do Município de Barcelos da Amazónia na qualidade de “Destino Convidado” ART&TUR 2010.

O público poderá assim conhecer o município brasileiros homónimo, situado em pleno “pulmão do Planeta”, que tem a particularidade de possuir 25 mil habitantes, mas dispor de um território muito superior ao de Portugal (125 mil km2).

Paralelamente, o ART&TUR 2010 presta também um tributo ao Centenário da República, ao integrar na programação a exposição “Cem Anos de Presidência”. Trata-se de uma colecção de bustos de todos os presidentes da República Portuguesa ao longo de um século – projecto da autoria do escultor e caricaturista barcelense Joaquim Esteves, e um contributo original de Barcelos e do Festival ART&TUR para as comemorações nacionais do Centenário da República. Esta exposição ficará patente na Galeria de Arte de Barcelos, a partir do dia 25 de Setembro.


© Todos os direitos reservados 2009/2024 - Freguesia de Aborim | Política de privacidade e segurança | Última actualização: Quarta (24/11/2021)